Vai treinar? Saiba o que deve comer depois e em que momento

Geralmente após o treino uma das questões mais importantes – especialmente para quem está tentando perder peso, é ‘o que comer?’.

Enquanto alguns optam por alimentos menos calóricos, outros escolhem refeições capazes de repor a energia gasta durante o exercício.

Agora, investigadores norte-americanos, segundo a revista Veja, descobriram que o momento em que se decide comer pode ser tão relevante quanto o que comer.

O estudo, publicado na revista científica Nutrients, revelou que aqueles que definem a alimentação pós-treino antes de praticar a atividade estão mais propensos a escolherem algo mais nutritivo e menos calórico.

+ Sente-se sempre cansado no trabalho? A ciência explica

+ Spray nasal pode ser usado como tratamento revolucionário da depressão

“Se o objetivo é perder peso, então eu diria que as nossas descobertas sustentam que é melhor fazer a escolha não quando está com fome [depois do treino], mas sim antes de ir para o ginásio”, referiu Karsten Koehler, da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, ao Nebraska Today.

A hora certa

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores recrutaram 256 participantes que foram divididos em dois grupos: o primeiro instruído para escolher o que comer antes do treino e o segundo fez a escolha pós-exercício.

As opções disponíveis eram uma maçã, um brownie ou não comer nada.

Entre os que decidiram previamente, 74% optaram pela maçã, enquanto que entre os que escolheram depois a percentagem caiu para 55%. Isso significa que quanto mais o indivíduo adia a decisão, mais propenso ele vai estar para optar por algo calórico por causa da fome.

Os especialistas recomendam ainda a ingestão de muita água e comer algo nos primeiros 30 minutos após o treino para garantir que o corpo se consiga reabastecer com a energia necessária para recuperar. Deixar de comer após a atividade física não é prejudicial, desde que aconteça em ocasiões isoladas. Caso se torne um hábito, a prática pode prejudicar a saúde e o desempenho físico.

O que comer?

A recomendação é optar por uma combinação de proteínas e hidratos de carbono de alta qualidade. O primeiro ajuda a reparar os músculos, enquanto que o segundo providencia a energia necessária para se recuperar do cansaço.

Alimentos recomendados são a popular batata-doce, que além de ser um carboidrato de alta qualidade e de baixo índice glicémico, é rica noutros nutrientes importantes, como fibra, cálcio, magnésio, vitaminas A, C e B6. A aveia é outra boa opção para repor a energia gasta durante o exercício. Torradas, omelete vegetariano e iogurte grego, que fornecem carboidratos, proteínas e antioxidantes.

Quem pratica treinos mais intensos, deve adicionar fruta fresca ou frutos secos.

ARTIGO ORIGINAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *